Há 14 anos na primeira festa dos Piovesan, os descendentes de Giovanni Marco, em Frederico Westphalen, Um maluco subiu ao palco para fazer um agradecimento e expôs uma ideia simples:
– O livro da genealogia está perfeito, foi uma pesquisa exaustiva e bem conduzida que resultou numa obra de valor incalculável como documento histórico. Agora é hora de começar outro, com aquilo que os Piovesan sabem fazer de melhor, “contar histórias”, histórias do pai, dos tios, dos avós, enfim aquela história viva que se renova a cada vez que é contada, que muda as versões de acordo com os sonhos e a visão de cada um, a história viva.
O maluco daquela hora era eu.
A partir de lá fui espalhando a ideia e a vontade de fazer algo que se identificasse, principalmente com o que eu conhecia do nono, o “Toni Torccio”, e de meu pai, o “Tio Lino”, que contava histórias e era capaz de transformar qualquer pequeno incidente do dia a dia numa bela história. Falei muito desta ideia com os tios Abel, Pio, Eulália, Thereza, Maria e Odila, todos foram simpáticos com a ideia, mas me faltava coragem para começar e a história estava quase sendo esquecida.
Em Janeiro de 2010, uma Piovesan, mais maluca do que eu, praticamente organizou sozinha a festa dos descendentes do “Toni Torccio”, nesta época já era de domínio público o desejo de ter um livro das histórias da família. A partir daquela beleza de festa não foi difícil de convencer a Silvia a assumir a frente da história, que continuava ainda no mundo das idéias.

A família Toni Torccio por ocasião dos votos da irmã Thereza. Da esquerda para a direita: Maria, Odila, Achiles, Toni, Pio, Thereza, Lino, Elizabeth, Abel, Eulália e Ignes.
Fizemos uma reunião na casa da tia Odila para dar o pontapé inicial ao livro, finalmente com a doença do tio Pio, a ideia veio com toda a força e a Silvia, que já estava coletando dados e histórias prometeu a ele que o livro sairia.
Desde então a Silvia e eu, com algumas colaborações estamos fazendo o livro acontecer, mas… sempre existe um mas. Se não tivermos a colaboração de vocês primos, não teremos histórias para contar e o livro vai se resumir na história do tio Abel e do tio Lino e naquilo que conhecemos e ou eles contaram de suas famílias. Está na hora. Enviem-nos histórias de suas famílias, de quando vocês eram crianças, de como viviam seus pais e irmãos, de como era sua casa, sua vida. Não se preocupem com a qualidade do texto, mas mandem detalhes e se tiverem fotos, nos faremos as correções e adaptações necessárias para editar a “História da família Toni Torccio” que é a história de suas vidas.
Este Blog é nosso ponto de encontro façam comentários que anexaremos à história. Também podem mandar textos para o Facebook, anexo em mensagens ou por e-mail.