Maria Piovesan.
Nasceu em 24 de maio de 1941 no Bom Retiro. Foi batizada em 25 de maio de 1941 sendo seus padrinhos João e Virginia Rossato. Foi crismada no ano de 1942, sendo sua madrinha Angelina Marzari Binotto.
Chegou a época de a Maria vir aumentar a prole, quase três anos depois da Eulália. Delas duas, após eu, lembro de que eu ajudava a cuidar segurando no colo e cantar enquanto balançava a (cama) berço de madeira que papai fez pra nós, quando de manhã e à noite mamãe juntava as mãozinhas e rezava por nós. Isto não se esquece jamais. (Thereza Piovesan)
Estudou na escolinha de bom retiro aos 8 anos foi morar com seu irmão Achiles na usina Franciscana, onde ficou por mais ou menos uns 3 anos, as meninas só usavam vestidos e tamancos , no inverno precisavam fazer um fogo para aquecer as mãos para poder escrever. Para estudar como não havia ponte e quando Maria estava gripada, seu irmão Achiles passava com ela nas costas até o outro lado, pois a água era muito fria e ela ia pra aula e na volta ela passava sozinha, pois a água era mais quente.
Na casa de seu irmão Achiles levava comida na roça, ajudava sua cunhada Pierina que na época estava grávida e fazia os serviços em casa, e depois cuidou dos sobrinhos Antônio e Mariazinha (falecida). Depois disso trabalhou também na casa de Ricardo Piovesan quando sua esposa teve a filha Ana Gloria e também na casa de Ângelo e Cândida Binotto cuidando da filha Salete e na casa de Olanda e Benjamim Piovesan, numa ocasião em que Olanda teve hemorragia e não podia fazer esforço físico.
Foi catequista por muitos anos, na época não tinha sala então a catequese era na casa de Ricardo Binotto.
O namoro com David Pegoraro teve inicio quando este com a desculpa de visitar sua Irma Clementina a qual era casada com Pio, aparecia e as vezes ia na missa e acompanhava até na casa de seu pai, puxando o cavalo. Então certo dia a ele se encheu de coragem e pediu para o nono se poderia namorar e o nono disse que sim, mas com muito respeito e se tivesse algum problema que falasse com ele. Segundo Antônio neste dia, David encheu os olhos de lágrimas.
Na época de Namoro ela ganhava as balas do namorado Davide e então ela guardava e dava para seus sobrinhos durante a semana, pois naquela época não tinha dinheiro para comprar balas, era uma festa.
Casou-se com David Pegoraro (filho de Pedro e Rosa Amábile Pegoraro) em 15 de setembro de 1962. O casamento aconteceu em Nova Palma e a festa na casa de sua sogra, onde foi morar após o casamento. Com Maria havia ajudado a criar muitos de seus sobrinhos, logo após ter casado chorava muito a falta de seus sobrinhos então Davide sempre dava um jeito para que ela fosse visitá-los.
Tiveram sete filhos todos vivos sendo eles: Monica, Regina, Josete, Regiane, Rosália, Elisa e por ultimo Daniel.
David sofreu um acidente Em 09 de agosto 1976, onde uma tora caiu sobre ele, foi levado para o Hospital na carroceria de uma camionete com a tia segurando a cabeça dele. Chegando a Nova Palma disse que ele teria que ir até o hospital de Pôlesine para tirar uma radiografia, a viagem foi muito difícil, pois era um dia frio e chuvoso e não havia asfalto na estrada. Em Polêsine descobriram que a maquina de tirar raios-X estava queimada, teriam que ir para Santa Maria. Em Polêsine deram para ele um remédio para dor e conseguiram uma Kombi para seguirem viagem. Chegando a santa Maria fizeram exames e, fizeram cirurgia onde foi constatado que ele havia fraturado 6 vértebras e havia vazado o liquido da coluna e com isso ele ficaria paraplégico, ficou acamado por 6 anos, nunca perdendo a esperança de caminhar.
Veja também: Tio David em Porto Alegre